Benefícios do Iogurte, 5 Motivos Para Comer Mais Iogurte

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Benefícios do iogurte para saúde

O iogurte é um derivado do leite muito nutritivo, os benefícios do iogurte são muitos, e o consumo regular do iogurte pode melhorar a saúde em vários aspectos.

Além de auxiliar no controle do peso, o iogurte ainda reduz o risco de doenças cardíacas e osteoporose, entre outros efeitos muito benéficos como na digestão por exemplo. Além disso, o benefício do iogurte natural para saúde é ainda mais notável, pois estão livres de outros componentes não tão saudáveis.

Este artigo explora 5 benefícios do iogurte, apoiados e confirmados pela ciência.

Primeiro vamos explicar que é o iogurte e como é feito

O iogurte é um produto lácteo popular, produzido pela fermentação bacteriana do leite. As bactérias usadas para fazer o iogurte são chamadas de “culturas de iogurte”, que fermentam a lactose, que é o açúcar natural encontrado no leite.

Esse processo produz ácido lático, uma substância que causa a coalhada das proteínas do leite, dando ao iogurte seu sabor meio azedinho e textura cremosa.

O iogurte pode ser feito com todos os tipos de leite. As variedades feitas com leite desnatado são consideradas livres de gordura, enquanto as feitas com leite integral são consideradas com gordura total.

Benefícios do Iogurte natural

O iogurte natural sem corantes adicionados e sem açúcar, é um líquido espesso e branco com sabor picante e mais azedo.

Infelizmente, a maioria das marcas comerciais contém ingredientes adicionados, como açúcar e sabores artificiais. Esses tipos de iogurtes retiram parte dos componentes mais saudáveis, para dar prioridade ao sabor. Assim, não são tão bons para sua saúde.  Por outro lado, o iogurte natural sem açúcar, e sem nenhum aditivo, oferece muitos benefícios à saúde.

Portanto, sem mais delongas, aqui estão alguns benefícios do iogurte natural para a saúde, baseados na ciência.

1. O principal benefício do iogurte: é rico em nutrientes importantes

O iogurte contém quase todos os nutrientes que seu corpo precisa. É conhecido por conter muito cálcio, um mineral necessário para ossos e dentes saudáveis. Apenas um copo de 150 a 200 ml, fornece 49% de suas necessidades diárias de cálcio.

Também é rico em vitaminas B, particularmente vitamina B12 e riboflavina, que podem proteger contra doenças cardíacas e certos defeitos congênitos do tubo neural.

Um copo também fornece 38% de sua necessidade diária de fósforo, 12% de magnésio e 18% de potássio. Esses minerais são essenciais para diversos processos biológicos, como a regulação da pressão arterial, metabolismo e saúde óssea.

Um nutriente que o iogurte não contém naturalmente é a vitamina D, mas geralmente é enriquecida com ele. A vitamina D promove a saúde óssea e do sistema imunológico e pode reduzir o risco de algumas doenças, incluindo doenças cardíacas e depressão.

 

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2. Outro benefício importante do iogurte, é rico em proteínas

O iogurte fornece uma quantidade impressionante de proteína, com cerca de 12 gramas de proteína por cada 200 gramas total.  Foi demonstrado que a proteína suporta o metabolismo, aumentando o gasto de energia ou o número de calorias que você queima ao longo do dia.

Obter proteína suficiente também é importante para a regulação do apetite, pois aumenta a produção de hormônios que sinalizam plenitude. Isso pode reduzir automaticamente o número de calorias que você consome no geral, o que é benéfico para o controle de peso.

Em um estudo, os indivíduos que comeram iogurte durante o dia, tiveram menos fome, e consumiram cerca de 100 calorias a menos no jantar, em comparação com aqueles que comeram lanches com menos proteínas e a mesma quantidade de calorias.

Benefícios do Iogurte Grego

Os efeitos da plenitude do iogurte são ainda mais proeminentes se você comer iogurte grego, que é uma variedade mais grossa do iogurte. O iogurte grego é mais rico em proteínas do que o iogurte natural comum.

Demonstrou-se que o iogurte grego influencia o controle do apetite e retarda a fome, mais do que o iogurte comum que tem menos proteína.

3. Alguns benefícios do Iogurte a saúde digestiva

Alguns tipos de iogurte contêm bactérias vivas, ou probióticos , que faziam parte da cultura inicial ou foram adicionadas após a pasteurização.
Estes podem beneficiar a saúde digestiva quando consumidos.

Alguns iogurtes são pasteurizados, ou seja, a pasteurização é um tratamento térmico, que destrói as bactérias benéficas que o iogurte contêm.
Para garantir que seu iogurte contenha probióticos eficazes, procure uma marca que contenha culturas ativas e vivas, que devem ser listadas no rótulo.

Estudos Comprovam os Benefícios do Iogurte

Alguns tipos de probióticos encontrados no iogurte, como Bifidobacterium e Lactobacillus , demonstraram diminuir os sintomas desconfortáveis da síndrome do intestino irritável (SII), que é um distúrbio comum que afeta o cólon.

Um estudo teve pacientes com SII consumir regularmente leite fermentado ou iogurte que continham Bifidobacterium . Após apenas três semanas, eles relataram melhorias no inchaço e na frequência das fezes – efeitos observados após seis semanas.

Outro estudo constatou que o iogurte com Bifidobacterium melhorou os sintomas digestivos e a qualidade de vida relacionada à saúde entre mulheres que não tinham uma condição digestiva diagnosticada.

Além disso, vários estudos descobriram que os probióticos podem proteger contra diarreia associada a antibióticos, bem como constipação

4. Pode fortalecer seu sistema imunológico

Consumir iogurte – especialmente se ele contém probióticos – regularmente pode fortalecer seu sistema imunológico e reduzir sua probabilidade de contrair uma doença. Demonstrou-se que os probióticos reduzem a inflamação , que está ligada a várias condições de saúde, desde infecções virais a distúrbios intestinais

Pesquisas mostram que, em alguns casos, os probióticos também podem ajudar a reduzir a incidência, a duração e a gravidade do resfriado comum.
Além disso, as propriedades que aumentam a imunidade do iogurte devem-se em parte ao seu magnésio, selênio e zinco, que são minerais vestigiais conhecidos pelo papel que desempenham na saúde do sistema imunológico.

Os iogurtes fortificados com vitamina D podem melhorar ainda mais a saúde imunológica. A vitamina D foi estudada por seu potencial para prevenir doenças como o resfriado e gripe comum.

5. Pode proteger contra a osteoporose

O iogurte contém alguns nutrientes essenciais para a manutenção da saúde óssea, incluindo cálcio , proteína, potássio, fósforo e, às vezes, vitamina D.

Todas essas vitaminas e minerais são especialmente úteis na prevenção da osteoporose, uma condição caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos. É comum em idosos.

Indivíduos com osteoporose têm baixa densidade óssea e correm maior risco de fraturas ósseas.
No entanto, pesquisas mostram que consumir pelo menos três porções de laticínios, como iogurte, diariamente, pode ajudar a preservar a massa e a força óssea.

Como escolher o melhor iogurte para sua saúde

Menos é mais quando se trata de escolher um iogurte saudável.  As variedades simples e sem açúcar são as melhores, pois contêm ingredientes mínimos sem adição de açúcar.  Se você escolhe iogurte com pouca ou nenhuma gordura, é uma escolha pessoal.

Variedades de gordura total contêm mais calorias , mas isso não significa que não sejam saudáveis.  Apenas certifique-se de manter o tamanho da porção recomendado.

Você também deve procurar iogurtes que contenham culturas vivas e ativas para garantir que você obtenha sua dose de probióticos que promovem a saúde.

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