O Que É Dieta Low Carb, Saiba Como Funciona De Verdade

0

Vamos detalhar neste artigo o que é dieta low carb. Numa definição bem óbvia, sabemos que é uma dieta com baixo carboidrato. As dietas com pouco carboidrato não são um fenômeno novo, mas nos últimos anos, elas se tornaram muito mais prevalentes.  Mas o que muitas pessoas não sabem, é que existem tipos diferentes, ou variações da dietas low carb. Por isso, também vamos informar neste artigo quais são cada um desses tipos de dietas low carb.

Afinal, o que é dieta low carb ?

Hoje existem muitas práticas alimentares que se concentram na redução de carboidratos . Mas afinal, é saudável cortar carboidratos, e será que esse é o tipo certo de dieta para você ?

A primeira coisa que devemos prestar atenção ao seguir uma dieta low carb, é que ela é uma dieta de baixo carboidratos e não sem carboidratos. Portanto, não fique tentado a retirar totalmente o carboidrato da sua dieta, na ansiedade de emagrecer rápido, esse é o primeiro passo para sua dieta fracassar. Pois o nosso corpo, e principalmente o nosso cérebro, precisa muito dos carboidratos.

Então, se de repente você  restringe demais os carboidratos, principalmente no início da sua dieta, o seu corpo vai “sentir” muita falta de energia. Assim, vai causar cansaço á toa,  e fome demasiada. Por fim, você não vai aguentar manter a dieta por muito tempo.  Aliás, esse é o maior motivo que fazem as pessoas pararem a dieta no meio do caminho.

Veja quais são os diferentes tipos de dietas com pouco carboidrato – Low Carb

Existem formas diferentes de você seguir uma dieta low carb. E na verdade, cada uma delas também tem uma definição diferente do que é considerado “baixo”.

Estas são as típica dietas de baixo carboidratos :

1 – Dieta Keto

Essa dieta é talvez a mais rigorosa na limitação de carboidratos, pois o objetivo é fazer com que seu corpo entre em cetose. Cetose é a queima de gordura como combustível, o que só será possível, quando seu corpo ficar sem carboidratos. Para entrar no estado de cetose, é preciso restringir a quantidade de carboidrato a no máximo 15 gramas por dia. Para se ter uma ideia dessa quantidade, existe 15 gramas de carboidratos em uma única fatia de pão. A dieta Keto também modera a quantidade de proteína ingerida e incentiva a ingestão de mais gordura.

2- Dieta Atkins

A dieta Atkins também tem suas variações, são três tipos diferentes . Atkins 20, Atkins 40 e Atkins 100 . Isso corresponde a limitar em, 20, 40 ou 100 gramas de carboidrato diariamente.  A dieta Atkins também é baseada no consumo maior de gordura.  Resumindo a Atkins e uma dieta com baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura . E o que realmente constitui “baixo”, em relação ao carboidrato, vai depender muito do indivíduo .

3- Dieta Paleo

Essa dieta também tecnicamente não se anuncia como baixa em carboidratos. No entanto, a dieta Paleo, que se concentra em tentar comer como nossos ancestrais caçadores-coletores, elimina alimentos processados, além de legumes e grãos (entre outras coisas), e por isso os seguidores tendem a comer menos carboidratos.  A dieta permite frutas  e adoçantes em seu estado natural, que em outras dietas com pouco carboidrato tendem a evitar.

Definindo o que é dieta low carb , vejamos quais os alimentos devem ser evitados

Limitar carboidratos significa reduzir ou eliminar quase todo pão, macarrão, arroz e outros grãos da dieta. Mas, alguns vegetais, laticínios e frutas também contém carboidratos e geralmente e devem ser eliminados, dependendo das restrições. Além disso, o açúcar, que é um carboidrato simples, também devem ser evitados. Portanto, nada de doces. O álcool, em qualquer tipo de bebida, está proibido na dieta low carb, na variação dieta paleo.

O que você pode comer na dieta low carb

O que você pode ou não comer, varia de acordo com o tipo de dieta pobre em carboidratos que você escolhe seguir. Em geral, porém, sua dieta depende muito de proteínas e/ou gorduras. Mas, a principal recomendação é que não restrinja radicalmente o carboidrato no início da dieta. O ideal é ir fazendo uma redução gradativa.

Além disso, para sua saúde geral, é importante não apenas recorrer a proteínas animais (carne vermelha, aves, ovos, etc.) e gorduras animais (manteiga, banha etc.), mas também a proteínas e gorduras vegetais (pense: nozes, sementes, manteigas, óleos vegetais e sementes ricas em proteínas. Também costuma haver espaço para algumas frutas, como abacate, além de vegetais como couve-flor, abobrinha, cogumelos, espinafre, aipo, aspargo, brócolis, couve, couve de Bruxelas e alfaces.

Quais são os benefícios para a saúde em seguir uma dieta low carb ?

Talvez o benefício mais significativo (e também com suporte científico) de manter o baixo carboidrato, seja a perda de peso rápida.  Pesquisas mostram que isso pode ajudá-lo a perder peso mais rapidamente em comparação com outras dietas, como planos com baixo teor de gordura e mais alto em carboidratos. E algumas pesquisas sugerem que comer pouco carboidrato tornará mais fácil manter o peso (embora em outros estudos encontraram menos diferença ).

Um estudo muito recente, publicado na revista Nutrients , relatou que os adultos que seguiram uma dieta restrita a carboidratos por quatro semanas, reduziram significativamente seu apetite, principalmente para alimentos ricos em gordura. As mulheres também foram capazes de domar o apetite. Neste estudo em particular, 14% da dieta dos participantes eram carboidratos, 58% eram gorduras e 28% eram de proteínas.

O que é exatamente dieta low carb, outros benefícios

Uma dieta baixa em carboidratos também pode trazer benefícios para o seu coração. Existem vários estudos que analisam a ingestão de uma dieta baixa em carboidratos para a saúde do coração, mas este é particularmente notável: um estudo de 20 anos com mais de 82.000 mulheres constatou que aquelas que seguiam uma dieta baixa em carboidratos e depois substituíam esses carboidratos por principalmente fontes vegetais de proteínas e gorduras reduziram o risco de doenças cardíacas em 30%.

As mulheres que cortaram carboidratos e tiveram dieta baseada principalmente em proteínas animais e gordura, no entanto, não reduziram o risco de doenças cardíacas de maneira significativa. Também há outras pesquisas que mostram quando você reduz a gordura saturada (em um esforço para ajudar seu coração e melhorar seu colesterol), mas substitui essas calorias gordas por carboidratos e especialmente carboidratos brancos “refinados”, você pode realmente piorar sua saúde cardiometabólica (em vez de substituir essas gorduras saturadas por gorduras insaturadas).

Quais as desvantagens em seguir dieta low carb ?

Os carboidratos, quando decompostos em glicose , são a fonte de combustível primária, preferida e fundamental do cérebro. Isso acontece, porque os carboidratos abastecem nosso corpo com energia, e armazenam para uso posterior.  Além disso, os carboidratos aumentam a liberação de serotonina do nosso corpo. A serotonina é o hormônio do “sentir-se bem”,  que nos mantém felizes. Outra pesquisa mostrou que comer frutas e vegetais ricos em carboidratos está associado a um menor risco de depressão . Portanto, falta de carboidratos pode causar, mal humor, depressão e falta de energia.

Outra desvantagem é uma potencial falta de fibra. A fibra é um nutriente que a maioria das pessoas ainda não recebe o suficiente.  Então, ao eliminar alimentos ricos em fibras como frutas vegetais e grãos de sua dieta, ela se torna muito pobre em fibras e fica ainda mais difícil obter a quantidade  adequadas de consumo diário de fibras. Além disso, ela é fundamental para a saúde em vários aspectos, especialmente para o bom funcionamento do intestino. e também, pode diminuir o risco de diabetes, obesidade e doenças cardíacas. E ainda, pode controlar os níveis de colesterol e ajudar no controle de peso. Portanto, preste bem atenção no quanto está reduzindo a quantidade de fibras com sua dieta low carb.

Outras considerações sobre a falta de carboidratos

Também é importante ter em mente que nem todos os alimentos carregados de carboidratos são nutricionalmente iguais. Compare, por exemplo, frutas inteiras com lanches processados, como biscoitos, por exemplo.  Ambos são alimentos ricos em carboidratos, mas um é fornecido com uma variedade de nutrientes e fibras ideais para você. Enquanto o outro, geralmente comercializa os açúcares adicionados e os corantes alimentares sintéticos. Da mesma forma, aveia e outros grãos integrais, são tipicamente muito mais benéficos para a nutrição do que, por exemplo, bolos feitos com farinha branca e açúcar.

Por fim, Acho que demos uma boa ideia do que é dieta low carb. E se você decidiu que uma dieta baixa em carboidratos funciona para você, lembre-se que há muitos benefícios em escolher alimentos integrais. Além disso, procure ingerir gorduras vegetais e obter fibra suficiente. Isso é coisa que todas as dietas com pouca carboidrato permitem.

Leia Também:
Chá Para Emagrecer Rápido Conheça os 7 Melhores

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.